Maratona na China pode integrar calendário das principais provas do mundo

As seis principais maratonas realizadas mundialmente podem virar sete. A organizadora das corridas conhecidas como “majors”, Abbott World Marathon Majors, anunciou em maio que a Maratona de Chengdu, na China, é uma candidata a integrar o grupo.

Atualmente, Berlim, Londres, Chicago, Boston, Nova York e Tóquio recebem as provas. Como candidata, a maratona em Chengdu, a 1.800 quilômetros ao sul de Pequim, será avaliada em um processo de longo prazo, durante vários anos.

Segundo a Abbott, o esporte vem crescendo rapidamente na China. O país, que soma também os territórios de Hong Kong, Macau e Taiwan, teve 6.155 representantes nas “majors” em 2018.

A prova em Chengdu, ainda que tenha sido criada recentemente, em 2017, atraiu 48 mil corredores de 54 países nas suas duas primeiras edições.

A organização da corrida em 2018, de acordo com a realizadora das “majors”, forneceu suporte logístico perfeito e uma ótima experiência de participação, segundo os atletas que a correram, o que levou a um aumento considerável de seu nível competitivo.

SONHO DE MARATONISTA

Um dos sonhos de consumo dos maratonistas é conquistar a medalha especial com símbolos das atuais seis corridas consideradas “majors”, destinada àqueles que conseguiram completar as seis provas ao longo da vida.

Até o momento, 6.000 atletas conseguiram, depois de muito suor e investimento, alcançar esse desafio. Na China, quatro dos que possuem a medalha participaram do anúncio da candidatura da Maratona de Chengdu como forma de apoio.