Desafio para quebrar marca de 2 horas na maratona será sediado em Viena

A capital da Áustria foi escolhida para sediar o desafio Ineos 1:59, que pretende quebrar a barreira de duas horas na maratona. A prova será no parque Prater Hauptallee, um corredor verde no coração de Viena que possui uma inclinação de 0,06%.
Os organizadores definiram também a data: 12 de outubro, com uma janela de oito dias até o o dia 20 para que se busque condições perfeitas. A temperatura nesta época costuma ser em torno de 10°C. O período escolhido, no entanto, coloca em dúvida se Eliud Kipchoge, atual recordista da modalidade e estrela do desafio, participará da Maratona de Berlim.
Sobre a escolha da cidade, o atleta afirmou, em diário publicado no site do Ineos 1:59, que acredita ter sido perfeita a decisão por Viena.
“O tempo deve estar bom. A cidade adora esporte e o percurso é reto e sem curvas. Nunca estive em Viena, mas estou ansioso para correr lá, porém primeiro tenho de continuar a focar minha preparação diária e lidar com as situações dia a dia na minha busca para uma histórica maratona sub-duas-horas.”
Segundo a organização do desafio, um trajeto rápido e plano, as consistentes condições ideais de outubro e o ar fresco do que é conhecido como “pulmão verde” de Viena foram alguns dos motivos pela escolha da capital austríaca e da data. O local possui ainda um fuso horário de três horas de diferença de onde Kipchoge treina.
Veja abaixo o vídeo que mostra o trajeto e seus dados técnicos.