Correr maratona da Disney não é só correr 42 km, diz atleta que venceu a prova 7 vezes

Baiano de Riachão do Jacuípe, Fredison Costa já completou várias provas. Só das maratonas e meia-maratonas mais notáveis que venceu, ele soma 590,723 quilômetros percorridos. São mais de cem linhas de chegada cruzadas em primeiro lugar, sendo sete delas na Walt Disney World Marathon.

Corredor competitivo há mais de 20 anos, o educador físico baseado em Orlando, na Flórida (EUA), relata abaixo como é se preparar e vencer a prova que percorre os parques da Disney e o complexo esportivo da ESPN.

Tem uma história de superação na corrida ou participou de uma prova inspiradora? Envie seu relato para o email linhadechegadablog@gmail.com

*

Os meus treinos para correr a maratona da Disney são duros. Não é diferente, para qualquer maratona é assim também, mas principalmente porque é um período festivo, de Natal e Ano-Novo, e muitas pessoas convidam para eventos, ceia, festa da virada. Tento evitar comer errado, precisa dormir cedo, pois no dia seguinte o treino tem que continuar e você também tem que manter o foco na prova.

Uma grande dificuldade é fazer esses treinos pesados e, na maioria das vezes, às 5h (que é o horário da prova), quando ainda está escuro e às vezes frio.

Já correr a maratona da Disney não é simplesmente correr 42 quilômetros e 195 metros. É completar essa distância com muita magia e toda essa questão da Disney, dos famosos personagens e dos parques, sendo algo bem diferente de qualquer outra maratona pelo mundo. Tem também o clima, pois a Flórida fica em região de pântano, então sempre podemos ter surpresas como baixas temperaturas e alta umidade, que é um desafio adicional.

É uma prova plana, apesar de vários cotovelos, onde você tem uma quebra de ritmo, o que não é tão legal. O público é muito animado e feliz, com muitas pessoas vindo correr caracterizadas como Mickey, Minnie e outros personagens. É muito bacana e muito bonito. A prova passa pelos parques da Disney e pelo complexo de esportes da ESPN (local dos meus treinos), onde são realizados eventos de mais de 50 modalidades esportivas, com a maratona passando por dentro desse complexo, pela própria pista de atletismo e por um campo de beisebol.

O público, quando você entra no Magic Kingdom (logo no início, lá pelo quilômetro 8), está incentivando e torcendo, tocando sinos. São desde crianças até pessoas de idade, mesmo no frio às 5h30. É mágico! A passagem pelo castelo também é algo muito especial. E tudo isso faz dessa prova uma experiência diferente e única.

Não que as outras maratonas não tenham o seu charme, mas sem dúvida a Disney tem essa magia que te faz correr de uma forma que não percebe que se está correndo a distância.

E não é fácil vencer, mas eu diria que é ainda muito mais difícil se manter no topo, defender o título. Precisa ralar muito, focar bastante, ter muita motivação, apoio dos familiares, amigos, fãs e patrocinadores. A sensação de correr sem ninguém na frente é muito gostosa para qualquer atleta, e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar também é incrível, ainda mais na Disney, sendo recebido por uma chuva de papéis e pelo personagens, sempre com o Mickey e a Minnie esperando.

É sempre mágico, e todo ano é diferente. As pessoas dizem que devo estar acostumado e que é igual, mas não é. Todo momento é único, especial. É aquele momento e acabou.