Queniano Robert Keter bate recorde mundial nos 5 km de rua

O queniano Robert Keter quebrou o recorde mundial dos 5 km de rua neste sábado (9), em Lille, na França. Ele superou em sete segundos a atual marca e cruzou a linha de chegada da Urban Trail Lille 5km aos 13min22seg.

A modalidade dos 5 km de rua (5 km Road Race) é nova e foi introduzida em novembro 2017 pela Iaaf (Associação Internacional de Federações de Atletismo). Antes, as corridas de rua de 5 km não eram contabilizadas para tempos oficiais, segundo a associação.

A quebra do recorde pegou os organizadores de surpresa, segundo relata a Iaaf. O desafio do tempo de 13min29seg conquistado em Mônaco, no início deste ano, pelo suíço Julien Wanders, era de certa forma esperado, pois o percurso da cidade francesa era plano.

A expectativa, porém, era que os atletas Stanley Waithaka (Quênia), Milkesa Mengesha (Etiópia) e Davis Kiplangat (Quênia), que já registraram boas marcas em mundiais, fossem os protagonistas da prova. Keter, que chegou a ter seu pódio ameaçado no km 4, deu um sprint no fim para garantir a marca.

O resultado, como de costume, está sujeito ao procedimento de ratificação da Iaaf. Segundo a associação, muitos atletas já percorreram 5 km na rua mais rápido que Keter, mas não têm os resultados reconhecidos por ser uma modalidade oficial estabelecida há pouco tempo.

A melhor marca já registrada é a do também queniano Sammy Kipketer, em Carlsbad, nos EUA, em 2000. Ele cruzou a linha de chegada aos 13 minutos cravados.