Ao superar marca de 21 km, corredora é 1ª etíope a quebrar recorde em prova de rua
Ao cruzar a linha de chegada da Ras Al-Khaimah Half Marathon, nos Emirados Árabes Unidos, nesta sexta-feira (21), a etíope Ababel Yeshaneh, 28, entrou para a história do atletismo da nação africana.
Ela foi a primeira atleta do país a quebrar um recorde mundial em uma prova de rua ao percorrer os 21 km da competição em 1h04min31seg. Apesar de as etíopes terem superados marcas importantes em diferentes distâncias tanto nas pistas quanto em provas externas, esse é um feito inédito para uma competição de rua.
“Eu não imaginava esse resultado. Eu sou uma recordista mundial!”, disse a etíope, após a corrida, segundo a World Athletics, federação internacional de atletismo. Antes desta prova, sua melhor marca nos 21 km havia sido 1h05min46seg.
Yeshaneh superou a recordista mundial da maratona (42 km), Brigid Kosgei (Quênia), que concluiu a corrida em segundo lugar com 1h04min49seg —tempo que seria suficiente para superar a marca anterior de 1h04min51seg, estabelecida em por Joyciline Jepkosgei (Quênia), em 2017.
Kosgei liderou a primeira metade, e, no km 5, nove corredoras a acompanhavam no pelotão. Já no km 10, apenas Yeshaneh conseguiu a acompanhar e, no km 15, ultrapassar a queniana.
A rivalidade no asfalto das duas vem desde outubro de 2019, quando a etíope chegou em segundo lugar na Maratona de Chicago, na qual a queniana quebrou o recorde da modalidade.
Entre os homens, Kibiwott Kandie, do Quênia, terminou a prova em primeiro lugar, com tempo de 58min58seg, e seu compatriota Alexander Mutiso Munyao conquistou o segundo lugar, com a marca de 59min16seg.
O resultado da etíope ainda depende dos procedimentos usuais de ratificação.