Corridas de rua estão suspensas em São Paulo devido ao coronavírus

Atualizado: 17.mar.20 às 23h14

A Federação Paulista de Atletismo anunciou neste sábado (14) que as corridas de rua e competições de pista e de campo estão suspensas no estado de São Paulo devido ao surto de coronavírus. A medida engloba todas as permissões para eventos e competições entre os dias 16 de março e 30 de abril.

Horas antes do comunicado da federação, a Yescom, organizadora da Maratona Internacional de São Paulo, oficializou seu adiamento para o segundo semestre com base no decreto de João Doria, governador do estado, e recomendações da Prefeitura de São Paulo.

A maior prova de 42 km do Brasil era uma das únicas internacionais que ainda mantinham sua realização, em 5 de abril. Segundo a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, a competição será em 2 de novembro.

Nesta sexta (13), a O2, que também é responsável pela organização de provas de rua no Brasil, já havia anunciado que o Circuito das Estações – Etapa Outono, neste domingo (15), estava suspenso. A empresa, no entanto, informou que a prova deste circuito no Rio estava confirmada.

Não só no Brasil a pandemia da Covid-19 tem impactado as corridas de rua. Duas das tradicionais das Majors –circuito mundial com as principais provas de 42 km anunciaram seu adiamento. A Maratona de Boston, que seria em 20 de abril, passou para 14 de setembro, mudança inédita em mais de cem anos. Já a Maratona de Londres, originalmente em 26 de abril, foi adiada para 4 de outubro.

No início do mês, a Maratona de Tóquio manteve a prova, mas cancelou a participação de amadores.

Outras provas de destaque internacional também foram afetadas. A Maratona de Paris foi a primeira a anunciar seu adiamento de 5 de abril para 18 de outubro. Depois, a Maratona de Barcelona foi de 15 de março para 25 de outubro.