Programa oferece recompensas para prática de atividade física

Que a prática de atividade física regular traz inúmeros benefícios não há discussão. Seja para o bem-estar geral, aliviar a ansiedade ou emagrecer, manter-se ativo é importante para a longevidade. Essas razões, no entanto, nem sempre nos fornecem a motivação suficiente para vencer a preguiça e manter a rotina de treinos.

Para auxiliar na continuidade das atividades físicas, a seguradora Prudential trouxe para o Brasil o programa Vitality, por meio do qual a prática de exercício físico rende benefícios após o usuário atingir metas personalizadas.

“Não é para emagrecer ou transformar em triatleta, mas para ter uma qualidade de vida melhor”, explica a diretora de Produtos Digitais da empresa, Vivian Muniz. “A partir do momento que começa a mudar pequenos hábitos, a pessoa vê mudanças de curto prazo, tendo recompensas, e, no longo prazo, com certeza vai viver melhor.”

Na plataforma, o usuário se cadastra e responde a uma série de formulários sobre hábitos de vida —se já pratica exercício, como é a rotina alimentar, se possui um cotidiano estressante etc. Também é possível cadastrar exames de saúde recentes.

Com essas informações o aplicativo calcula a chamada “idade Vitality”, uma idade compatível com a condição de vida e, a partir daí, calcula os objetivos e mede o nível de atividade —o quanto de esforço físico em um dia ajudou na prevenção de doenças desenvolvidas ao longo da vida (cardíacas, respiratórias, câncer e diabetes).

O esquema de pontuação para alcançar as metas e obter as recompensas também é personalizado, tendo em vista o intuito de fazer as pessoas adquirirem hábitos mais saudáveis. Esses benefícios variam de vouchers em aplicativo de comida ou deslocamento a mensalidades em uma plataforma para ouvir música e academias. “Ao longo do tempo, a ideia é ir trocando as recompensas e ter um mix diferente, com novidades”, afirma Muniz.

O aplicativo da Vitality, que oferece benefícios em troca de metas para uma vida mais saudável (Divulgação)
O aplicativo da Vitality, que oferece benefícios em troca de metas para uma vida mais saudável (Divulgação)

Há ainda os benefícios de longo prazo. Um deles é a compra de um relógio esportivo que, além dos 15% de desconto, pode ter o valor readquirido a cada mês por meio de cashback (retorno de parte do dinheiro). O outro é o retorno de parte do preço da apólice se a meta anual for alcançada. “A ideia é que o programa traga esses estímulos e a pessoa fale: ‘Vou me cuidar’”, explica a diretora.

Muniz relata que a seguradora brasileira escolheu a Vitality, uma empresa sul-africana, por sua experiência e atuação em 29 países, entre eles EUA, Canadá e Austrália, com 20 milhões de membros engajados. Além disso, a plataforma firmou um compromisso com a OMS (Organização Mundial da Saúde) de ter 100 milhões de pessoas 20% mais ativas até 2025. “A partir do momento que o usuário entra na plataforma, ele também faz parte desse compromisso maior, que atinge a sociedade como um todo.”

Márcio Reis, responsável pela implantação do programa no Brasil, deixa claro, porém, que o objetivo não é substituir médicos, nutricionistas e educadores físicos. “O programa é construído com apoio e consultoria clínica, até no guia de uso a gente reforça para procurar um médico, assim como também preza por profissionais do bem-estar”, explica. “O intuito não é ser self-service.”

A preocupação com os dados fornecidos também é uma questão sensível, já que as informações compartilhadas são extremamente pessoais. Segundo Muniz, eles obtiveram auxílio de um escritório externo, especializado no assunto. A diretora afirma que aquilo que é compartilhado fica entre o usuário e a Vitality, sem que a Prudential tenha acesso, além de seguir os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados.

O programa é destinado a quem possui uma apólice de seguro individual da Prudential, solicitando a adesão pelo site. Cerca de três semanas depois do lançamento, em 25 de junho, a iniciativa já reunia 10.500 segurados engajados, dentro de um total de 17 mil que baixaram o aplicativo e se registraram.