Quem são os corredores que participam da ultra trail mais desafiadora do mundo
“Uma sensação maravilhosa.” Dificilmente essa frase seria ouvida após duas noites sem dormir (ou mal dormidas) e 170 km percorridos a pé. Mas quem termina a Ultra Trail du Mont Blanc, queridinha de quem prefere o chão batido ao asfalto, diria algo diferente disso.
Este ano, quase 10 mil pessoas participaram da largada em Chamonix, na França, no dia 31 de agosto, em diferentes modalidades. Desses, 2.300, o limite da prova, participaram da competição mais desafiadora: a Ultra Trail de 170 km, com mais de 10 mil metros de subida no total.
Mas não são todos que cruzam a linha de chegada. Em 2017, pouco mais da metade conseguiu o feito. E desses, segundo um estudo realizado com 303 participantes da prova, 72% relataram ter ficado acordado durante toda a corrida.
Como muitos levam mais de 24 horas para terminar e a largada é às 18h, isso significa que boa parte passa duas noites em claro. São longas horas andando ou correndo para finalizar o percurso, de volta a Chamonix, após ter passado por Itália e Suíça.
E o que é isso para o atleta? O minidocumentário “Nuits Blanches”, lançado pelo aplicativo de corridas Strava, traz alguns depoimentos de atletas participantes. Apesar de não necessariamente serem amantes da noite, relatam que o céu estrelado é sem igual.
É de Hiroyasu Tanaka a frase da “sensação maravilhosa” que abre este texto. Outros falam que terminam a prova “sem sono nenhum”.
Nem tudo são louros, no entanto. Dave Pen relata que, na segunda noite da prova, as pedras no chão da trilha eram caveiras. E que as alucinações ficaram ainda piores.
Fato é que ostentar o título de participante da Ultra Trail du Mont Blanc já não é para qualquer um. É preciso somar 15 pontos em três provas, dentro de um rol de competições, realizadas nos últimos dois anos para poder participar do sorteio.
Já o título de “finisher” é mesmo para poucos —para ultracorredores.
O curta está disponível online para quem quiser conhecer alguns desses depoimentos e, quem sabe, se inspirar. As inscrições para a prova de 2020 abrem em 17 de dezembro e vão até 2 de janeiro, pelo site.